quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caso Lucas do São Paulo e as frustração no esporte

Como todos sabem, Lucas do São Paulo será um dos desfalques dos principais jogos da equipe, um contra o Goiás pelas oitavas de final da Copa do Brasil e o outro contra o Santos pela semifinal do Campeonato Paulista, devido a uma lesão, onde ocorreu um estiramento no músculo adutor da coxa direita. Desta forma, ficará afastado por 14 dias para se recuperar. Ao saber dessa notícia, Lucas ficou muito abatido e como já se sabe até chorou.
Toda lesão para um atleta tem um significado peculiar, podem muitas vezes levar o atleta a conflitos e angústias. Esses conflitos na maioria das vezes são imaginários, pode ocorrer o medo de perder seu estado atual de rendimento ou medo que isso possa de alguma forma comprometer suas performances futuras. Há atletas que perdem sua identidade, como se parte importante de si mesmo se perdesse também, muitos sentem medo de por esse motivo serem substituído na equipe, além da frustração em não poder jogar e realizar seu desejo mais profundo e inconsciente.
No caso de Lucas entende-se que esse choro, pode ser decorrente dessa frustração em não poder jogar, não realizar seu desejo, não ser parte importante da equipe na hora da conquista e da vitória de seu time. Junto a esse sentimento observa-se que pode estar atrelado a ele também o sentimento de culpa inconsciente, por ter decepcionado seu técnico, seus colegas, seus pais e todos aqueles que acreditavam e apostavam em sua performance e rendimento frente a jogos decisivos como esses em que ficará de fora.
Esse sentimento de frustração, segunda a psicanálise é o estado do indivíduo que por não ter satisfeito seu desejo, sente-se recalcado. Quando conseguem superar essa frustração, o sujeito torna-se mais maduro e preparado para encarar todos os obstáculos que encontrar pela frente em sua vida.
Fica claro que Lucas ao mencionar que voltará mais poderoso e fortalecido para ajudar sua equipe a vencer os adversários, mostra que a fase de negação, tristeza, já se foi e que se encontra na fase da aceitação frente à situação atual.
Mediante tal fato, esperar-se que Lucas, mesmo com apenas 18 anos e passando por uma experiência única, possa ao se recuperar e superar essa frustração, mude seu modo de ver as coisas ao seu redor, se torne mais maduro e preparado para encarar e alavancar sua carreira da melhor forma possível, com mais bagagem psíquica para vencer os obstáculos que a vida coloca em nossos caminhos.

Artigo escrito pela Psicóloga Beatriz Lazarini, Diretora da empresa CONTATO HUMANO – Clinica de Psicologia e Consultoria Empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário